lazer e recreação

Escolas americanas trocam educação física por videogame

E-mail Imprimir PDF

Jogos simulam atividades aeróbicas e também queimam calorias

As crianças americanas que consideram as aulas de educação física incômodas aulas têm a opção de jogar o videogame Wii, da Nintendo, em vez de praticar esportes comuns como basquete e futebol.

O colégio Northfleet Technology College, por exemplo, contou que seleciona crianças com sobrepeso ou que não gostam de esportes para um curso intensivo de esportes via Wii que dura seis semanas.

Leia mais...
 

Mercado da recreação tem um potencial que falta ser explorado, aponta pesquisa

E-mail Imprimir PDF

No mercado da diversão

Os recreadores ou monitores de recreação infantil tem que ter muita paciência, criatividade e jogo de cintura para chamar a atenção da criançada e ganhar a confiança dos pais

Lá fora, eles são David Cunha e Magna Leite, mas no hotel em que trabalham incorporam tio Coelho e tia Sininho. A brincadeira já começa por aí. David é coordenador de Desporto e Lazer; e Magna, monitora de recreação do Suítes Resort Beach Park. Os dois trabalham cerca de oito horas por dia e juntos promovem atividades recreativas para a garotada pelas praias, piscinas e brinquedos do parque aquático.

Leia mais...
 

A importância milenar do brincar

E-mail Imprimir PDF
Atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano desde o início dos tempos. Acreditava-se, na antiguidade, que o desenvolvimento integral do ser humano pressupunha o brincar. Aristóteles classificou o homem em três aspectos: homo sapiens (o que conhece e aprende), homo faber (o que faz e produz) e o homo ludens (o que brinca e cria).

Em nenhum momento, um desses aspectos sobrepujou o outro em significância são indissolúveis e atuam em cadeia. Na literatura, a palavra lúdico é de origem latina e significa brincar. Nesse ato, fazem parte jogos, brinquedos, divertimentos, que vêm oportunizar a aprendizagem, ampliar o conhecimento e o saber, propiciando ao sujeito uma maior percepção do mundo.
Leia mais...
 

Diferenças entre Recreação, Lazer, Jogo e Brincadeira

E-mail Imprimir PDF

Conceitos de Recreação

De acordo com Rousseau (1712-1771) recreação é a “liberdade total da criança, não se deve obrigar o aluno a ficar quando quiser ir, não constrangê-lo a ir, quando ficar onde estar. O aluno deve ser educado por e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade.”
No conceito de recreação feito por Valente (1994, P.180), percebe-se que é englobado o lazer e o jogo, pois a recreação como atividade e comportamento típico de jogo, está contida no lazer. A recreação tem sido um elemento estudado e entendido predominantemente como um composto do lazer. Dessa forma, todas as citações isoladas da palavra lazer, incluem naturalmente a recreação e o jogo.

Leia mais...
 

blog


Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/jorgioavliss/www/site/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99